Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
29 de setembro

A importância da atividade do corretor de imóveis

Comprar ou vender um imóvel é uma tarefa que envolve diversas questões. Além da tomada de decisões e do dinheiro necessário para o investimento, ainda passa por uma série de questões burocráticas. Contar com um corretor de imóveis para essa missão pode tornar o processo muito mais fácil.

O processo abrange fatores que vão desde o financiamento imobiliário, legislação específica a detalhes contratuais. Não prestar atenção nesses itens pode acabar resultando em problemas.

São por esses e outros motivos que é essencial procurar um especialista da área, que tenha conhecimento e experiência e esteja habilitado para te auxiliar nessa jornada. Para entender melhor a importância do corretor de imóveis, continue a leitura!

O que faz o corretor de imóveis? 

Entre as principais funções desse profissional, é intermediar negociações de venda, compra, locação e permuta de imóveis, sejam residenciais ou comerciais. O corretor de imóveis deve prestar suporte ao cliente, desde o início da transação imobiliária até a sua conclusão. Ele deve esclarecer todas as dúvidas e passar as informações necessárias ao interessado pelo empreendimento.

O profissional ainda pode cuidar de detalhes burocráticos e jurídicos que são extremamente importantes para esse tipo de negócio. 

A profissão, também chamada de corretor imobiliário, é regulamentada no Brasil desde 1962 e é regida pela Lei 6.530, de 12 de maio de 1978. Profissionais que não estejam registrados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) não podem exercer a função. Caso exerça, a atividade será considerada contravenção penal prevista no artigo 47 da lei 3688/41.

Após adquirir o registro no CRECI, o profissional passa a estar habilitado a trabalhar no ramo imobiliário. Entre suas principais funções e possibilidades estão:

– Avaliar imóveis;

– Vender ou locar imóveis novos ou usados, trabalhando em imobiliárias ou de forma autônoma;

– Administrar carteiras imobiliárias;

– Captar imóveis com possibilidade de negociação;

– Trabalhar em construtoras;

– Averiguar e providenciar documentações imobiliárias;

– Abrir sua própria imobiliária;

– Trabalhar como um correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, podendo oferecer financiamentos por meio de programas da instituição;

– Administrar condomínios.

O corretor de imóveis presta suporte desde o início da transação até a conclusão.

Decreto que alterava a regulação da profissão foi revogado

Um decreto, publicado em agosto, que alterava a regulação da profissão foi revogado. A medida havia provocado forte reação do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), responsável pela regulamentação e disciplina da atividade. 

Com a justificativa de desburocratizar o processo, a norma dispunha que determinadas atividades não seriam de competência exclusiva dos corretores. Para o conselho, o decreto revogado era ilegal, pois tira do profissional a prerrogativa da intermediação imobiliária sobre o que foi chamado de atividades e serviços auxiliares, como publicidade ou marketing e atendimento ao público em geral.

Com a reação, o presidente voltou atrás e o novo decreto, revogando o anterior, foi publicado no Diário Oficial da União .

Qual a importância do corretor de imóveis?

É esse profissional que irá auxiliar o cliente a realizar o melhor negócio, pontuando quais são as melhores oportunidades e as condições de pagamento. Ele dará orientações de financiamento e vai auxiliar com a documentação, garantindo que a transação esteja dentro dos termos da legislação. Além do mais, deve acompanhar o cliente desde a escolha do imóvel até o pós-venda.

Entre as principais características que definem o corretor estão: segurança para realizar um bom negócio e disponibilidade para atender o cliente. 

Além disso, com uma grande cartela de imóveis disponíveis e com o seu conhecimento de mercado, o corretor é a pessoa mais habilitada a encontrar um empreendimento que atenda às suas necessidades.

Sem esse profissional, o processo de compra, venda ou locação de imóveis fica muito mais complicado e pode gerar inseguranças e a ausência de garantias. Não corra o risco de cair em um mau negócio ou de ter problemas que poderiam ter sido evitados, com o auxílio de um especialista habilitado e qualificado na área. 

É fundamental entender qual o trabalho do corretor de imóveis e qual a sua importância, pois são eles que irão manter o relacionamento entre os envolvidos, garantir que as suas necessidades sejam atendidas, e que o que foi definido em contrato seja respeitado. 

Além do mais, eles tem uma variedade de empreendimentos para oferecer. Sendo assim, todos os envolvidos têm mais segurança e evitam possíveis problemas. Para encontrar profissionais qualificados, fale conosco, da Solare Imóveis. Estamos prontos para te atender da melhor forma possível. Confira também nossas opções de imóveis.

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

[contact-form-7 id="21" title="Newsletter"]
2024 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
Desenvolvido e otimizado por WEBi